Sobre o Tio Bruninho

 

Bruno César A. Souza é natural de Recife-PE, nasceu em 03 de maio de 1980 em Recife - PE, formado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco onde também lecionou durante três anos no Curso de Extensão em Música, sendo ele responsável por todas as disciplinas teóricas do curso. Pós-Graduado com título de especialista em Metodologia do Ensino na Música pelo IBPEX. É formado em Engenharia Militar pelo CPOR/R (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Recife), cursou o Bacharelado em Música Sacra no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil. Foi professor de disciplinas teóricas e iniciação musical no CEMO (Centro de Educação Musical de Olinda) entre os anos de 2007 e 2011, também é professor efetivo do Conservatório Pernambucano de Música até os dias de hoje, onde leciona Harmonia Popular, Arranjo, Orquestração, Editoração Musical e Prática de Conjunto, regeu o Coral de Funcionários da FADE (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE) entre maio de 2004 e Dezembro de 2009, professor de Educação Musical Infantil da Escola Conviver. Também leciona iniciação musical nas suas duas escolas de música: Escola do Tio Bruninho, no The Garden Open Mall e também no Espaço de Artes do Tio Bruninho no bairro de Casa Forte

Em Abril de 2004 Recebeu a Medalha do Mérito Policial Civil do Governo do Estado de Pernambuco, pela direção e produção do Disco Hino da Polícia Civil de Pernambuco. Como produtor, diretor e arranjador musical, Bruno César assina 46 discos, 2 óperas e mais de 30 arranjos gravados. Fez arranjos para o “ Chorale Orfèo de Grenoble (França).  Em 2005 participou das comemorações do Ano do Brasil na França em turnê européia com o Grupo Contracantos. Em 2014 fez os arranjos e regeu uma orquestra sinfônica junto com a banda Jota Quest durante congresso de medicina em evento no centro de convenções de pernambuco.

Como instrumentista, acompanhou por mais de dez anos diversos artistas pernambucanos tocando violão, guitarra, pífano, saxofone, teclado, piano, flauta transversa, dentre outros instrumentos. Contando com vasta experiência em Educação Musical Infantil, foi convocado para capacitar os professores de artes da rede municipal do Recife em Julho de 2006. Atua com freqüência dirigindo produções fonográficas para rádio, TV e mídia em Geral. Entre 2009 e 2012 foi vocalista e diretor musical da Banda Seu Januário, se apresentando nos melhores palcos do Brasil. Em 2010 iniciou a sua carreira como compositor e artista da música infantil lançando o Álbum Canções do Dia e Canções da Noite, 2003 lançou o álbum O Arraial do Tio Bruninho, com músicas infantis em ritmos juninos. Em 2014 lançou o seu primeiro DVD - Tio Bruninho O Show, que definitivamente mudou a carreira do artista que a partir de agora se chamaria Tio Bruninho. Realizou de grandes shows pela Prefeitura do Recife nos ciclos culturais, foi atração principal de grandes eventos como a Abertura do Natal do Shopping Recife, com público superior a 15 mil pessoas. Em 2016 gravou e lançou o DVD e CD Escola, um disco todo autoral com  temática escolar, com cenários, figurinos e adereços idealizados e concebidos especificamente para esse show. Em 2016 e 2017 apresentou seu especial de Dia das Crianças pela Tv Clube/ Record gravado ao vivo para um público de 8 mil pessoas na orla da praia de Boa Viagem. Em 2017, já com carreira consolidada e com média de 100 shows por ano, Tio Bruninho passa a se apresentar em cidades vizinhas e capitais do Nordeste, entre elas João Pessoa, Natal e Aracaju. Ainda em 2017 grava o DVD Luau e abre a Loja e Escola do Tio Bruninho no The Garden Open Mall em Piedade. Nos ciclos festivos ele tem fechado contratos com grandes Shoppings da região em caráter de exclusividade, em eventos como O Arraial do Tio Bruninho no Shopping Tacaruna, Abertura do Natal do Shopping Recife, Bailinho de Carnaval do Shopping Recife e Guararapes. Em março de 2018 lança o DVD Luau e inaugura, junto com  a sua irmã e seu cunhado o Espaço de Artes do Tio Bruninho no bairro de Casa Forte. Além disso já existe dois dos seus clipes em desenho animado e se tornou endorser da PHX Instrumentos, uma das maiores marcas de instrumentos musicais do país.